sudorese suor excessivo transpiração excessiva

Você sabe o que é Hiperidrose?

Também chamada de Sudorese, ou suor excessivo, é uma desordem relativamente comum, que causa muito desconforto. Uma estimativa diz que de 2% a 3% das pessoas sofrem com suor excessivo nas axilas, na palma das mãos (hiperidrose palmar) ou suor nos pés (hiperidrose plantar), ou com o suor noturno.

O suor excessivo nas axilas (hiperidrose axilar) tende a aparecer pelo período da puberdade. Já o suor nas nas mãos ou sola dos pés podem começar mais cedo, normalmente na infância. Sem tratamento, esses problemas podem continuar ao longo da vida.

Ter sudorese excessiva é embaraçoso, marca as roupas, e pode complicar relações sociais e de negócios. Muitos casos também podem ter consequências práticas mais sérias como tornar difícil, para uma pessoa que sofre com o suor excessivo na palma das mãos, segurar uma caneta, direcionar o volante de um carro ou até mesmo cumprimentar com um aperto de mãos.


O que causa a transpiração excessiva?

Embora a sudorese excessiva possa ser causada por doenças neurológicas, metabólicas ou sistemáticas, a maioria dos casos ocorrem em pessoas com boa saúde. Calor e emoções podem desencadear a transpiração excessiva em algumas pessoas. Porém muitas das que sofrem com a sudorese, sofrem com isso quase o tempo todo, independentemente do seu estado de espírito ou do tempo.

Muitas pessoas querem dar fim ao problema do suor excessivo. No entanto, a transpiração é um processo que ocorre naturalmente com o corpo, como ao realizar atividade física, por exemplo. Também é um processo natural quando o corpo está muito quente devido à temperatura exterior ou quando fica quente a partir de uma fonte externa, como de um aquecedor.

A transpiração e a maneira como o corpo reage à estimulação, como exercício, estresse e calor. É também possível que sudorese escessiva possa ocorrer em determinadas condições, como enjôo, ou quando se passa por fases da vida, tais como a puberdade ou a menopausa.

Quando se fala sobre a transpiração excessiva, o que se quer dizer é que as estimadas 5 milhões de glândulas sudoríparas que estão localizados em todo o corpo, estão sendo mais estimuladas.

Quando o corpo sua, ele produz um líquido que consiste principalmente de água com pouca quantidade de cloreto de sódio, lactato, uréia, além de alguns minerais adicionais. Esse mecanismo é acionado quando o corpo precisa se resfriar quando é sobrecarregado, ou quando a temperatura do corpo tem de ser mais fria. A hiperidrose é também a forma como o corpo se livra de toxinas. Por esta razão, você não sua somente água.

Para aqueles que têm esse problema, é importante saber que quase 1% da população mundial tem problemas de suor excessivo. Esta condição faz pessoas suarem em determinadas áreas do corpo (suor nas mãos, suor nos pés, suor na cabeça, etc...), e em quantidades mais elevadas do que seria normalmente esperado. A transpiração é controlada pelo sistema nervoso central e é uma função do cérebro. O suor é controlado pelo hipotálamo. Entre o hipotálamo e os receptores das peles. A super estimulação desta área é uma das principais causadores do suor excessivo.


Riscos e perigos do uso de Botox para o tratamento do suor excessivo

Apesar do Botox vir sendo usado há muitos anos e ser geralmente visto como um procedimento muito seguro, ocasionalmente, pode resultar em alguns efeitos colaterais potencialmente perigosos. É sempre bom estar ciente dos riscos envolvidos quando submeter-se ao uso de Botox para o tratamento contra a transpiração excessiva.

suor excessivoBotox pode causar problemas ao engolir, falar ou respirar. Isso ocorre porque os músculos que você usa para respirar ou falar podem tornar-se fracos depois do Botox. E isso pode acontecer semanas após o tratamento. Esse é um risco real, quando falamos em relação ao uso do Botox para o tratamento contra a sudorese facial.

transpiração excessivaExiste também um risco de propagação da toxina, após o procedimento. Isso pode afetar áreas do corpo que não seja o local da aplicação, resultando em sintomas graves de botulismo. Os sintomas podem ocorrer em qualquer lugar, de horas a semanas depois de ter ocorrido o procedimento.

Estes sintomas podem incluir:

hiperidrose axilarFraqueza muscular

hiperidrose tratamentoVisão turva

o que é sudoreseDificuldade em respirar

suor nas mãosDificuldade em engolir

suor excessivoRouquidão ou perda da voz (disfonias)

sudorese nas mãosPerda do controle da bexiga

Para evitar quaisquer efeitos secundários graves, procure ajuda especializada e informe e sobre qualquer uso de medicações.

Para aqueles mais adeptos dos métodos naturais, existem formas de tratamento do suor excessivo altamente eficientes que não fazem uso de medicamentos químicos. Conheça o método natural que geralmente recomendamos aos nossos leitores.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o com seus amigos, clicando no botão/link abaixo:

Bookmark and Share